Imagem de uma mão segurando um telefone.

4 momentos em que um número 0800 é indispensável para seu negócio

Linha cinza de separação

Com o avanço das tecnologias da internet e a criação das mídias sociais o atendimento ao cliente fica cada vez mais frio e automatizado. As empresas focam em cortar custos ao invés de melhorar performance. Mas o perfil do consumidor brasileiro tem o contato humano como principal forma de solucionar seus problemas, tirar dúvidas e realizar compras.Um estudo realizado pela Ipsos, empresa brasileira líder no segmento de pesquisa e consultoria empresarial, revelou que aproximadamente 88% dos consumidores brasileiros preferem o telefone como o principal meio de comunicação com as empresas. Só esse dado já é suficiente para as empresas acharem formas de simplificar e facilitar o atendimento dos clientes, como por exemplo usando um número gratuito. Não acredita? Veja 4 exemplos de situações que que provavelmente acontecem no seu negócio.

1. O cliente teve uma experiência ruim com seu produto, e ele tem influência nas redes sociais

Digamos que um cliente teve uma experiência ruim durante uma compra no seu site de e-commerce. Ele tenta entrar em contato via telefone para solucionar a questão e descobre que não existe número para falar com a empresa, ou seja, ele é incapaz de explicar o problema para alguém responsável. O que um cliente descontente faz? Ele faz o que qualquer consumidor de hoje faz e utiliza o poder das redes sociais para fazer a sua reclamação. Ele posta em sua página do Facebook para que todos os seus amigos possam ver a insatisfação dele em relação à falta de contato por parte da empresa. De uma hora para outra, centenas ou até milhares de pessoas estarão detonando a reputação da sua marca, e isso tudo poderia ter sido evitado se, por acaso, você tivesse estabelecido uma fonte de contato direta com aquele consumidor insatisfeito, onde ele pudesse reclamar, ser ouvido, ser compensado e manter a sua lealdade à marca intacta.

2. O cliente está pronto para comprar, mas tem dúvidas em relação ao produto

O cliente pode ter diversas dúvidas antes de realizar uma compra no seu e-commerce: problemas com o processo de check-out do seu site, uma pergunta rápida em relação à cor do produto ou os acessórios que vêm com ele, por exemplo. Mas se você não tem um número, o mais provável é que a compra não seja efetuada. Somente pelo fato de que o cliente tentou entrar em contato e você não forneceu os meios adequados, o cliente abandonou o carrinho de compras no seu site. É enorme o número de vendas perdidas por conta das empresas não quererem se incomodar com ligações telefônicas de clientes. Isso demonstra o poder que o número telefônico pode ter inclusive sobre o faturamento do seu negócio.

3. Um cliente está usando o aparelho móvel e deseja chegar até você

Mesmo que seu site seja responsivo, quando um cliente está utilizando um aparelho móvel e quer realizar uma compra, a probabilidade de que ele faça uma ligação antes de fechar negócio é muito grande. Lembre-seque, apesar de todas as funcionalidades que um smartphone tem, ele também serve para ligar. E como o celular já está à mão, esse contato é ainda mais frequente. A era da internet móvel fez com que todos nós ficássemos mais exigentes em relação a uma resposta mais imediata. E, para facilitar esse contato, a criação de um número telefônico é a maneira mais efetiva.

4. É necessário mais persuasão junto aos clientes e, claro, mais receita

Essa última questão está relacionada a todas as outras anteriores, uma vez que todas aquelas oportunidades perdidas citadas anteriormente são “leads” jogados fora. Essas perdas só terão efeito quando o seu chefe lhe exigir uma maneira de conseguir um maior poder de convencimento junto ao cliente e, claro, gerar mais receita. Ou se você for o dono do seu negócio, as perdas são sentidas de forma ainda mais clara. Quando é estabelecido um número telefônico, clientes irão entrar mais em contato e estarão mais próximos do seu negócio. 

Convencido da importância de um atendimento profissional para sua empresa? Então, faça um teste grátis agora.

Imagem com logo do Atende Simples
Equipe Atende Simples

Atende Simples é uma solução de atendimento telefônico completa e flexível para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Pequenas e médias empresas passam a contar com números 0800 ou números nacionais e uma plataforma de gestão de chamadas integrada com os sistemas de marketing e atendimento, como Zendesk. Faça um teste grátis agora.

Site
Menu

Blog do Atende Simples 

Posts Relacionados:

Saiba o que é atendimento omni channelComo reduzir custos e aumentar a competitividade4 tendências do mercado de e-commerce