Imagem com teclas de um telefone.

Tecnologia

Conheça os diferentes tipos de PABX disponíveis no mercado

Voltar

Tempo de Leitura:

Data:

08/2016

Conquiste a melhor gestão e controle da operação para sua empresa!

A plataforma de relacionamento telefônico do Atende Simples é intuitiva, flexível e completa.

Fale com o consultor

PABX é o equipamento responsável pela distribuição de linhas telefônicas para diferentes ramais. Sua função é ligar diferentes telefones a uma linha externa. Permite que diferentes ramais façam ligações ao mesmo tempo: internas ou externas. Ou seja, não é necessário que uma empresa tenha mais de uma linha telefônica para fazer diferentes atendimentos simultâneos. 

Uma única linha pode receber chamadas e distribuir, por meio do PABX, pelos ramais disponíveis. 

Equipamentos desse tipo podem ser apenas alugados, já sua compra é de alto valor, e quanto mais moderno mais caro. O valor do aluguel varia entre R$ 300,00 até R$ 15.000,00 dependendo da empresa, do tipo do aparelho e das configurações a serem utilizadas. 

A manutenção fica nas mãos da locadora, mas o aparelho fica disponível no locador. Empresas pequenas costumam pagar mais barato por eles, já que precisam usar menos funcionalidades. 

Veja a seguir quais são os tipos de PABX disponíveis hoje (em ordem cronológica) e suas características.

Analógico

Possui componente analógico (mais antigo), projetado para receber linhas fixas convencionais através das operadoras de telefonia fixa. Seus ramais não possuem recursos avançados e sua utilização é básica. Podem possuir URA tradicional. Ainda é muito comercializado, principalmente para empresas que não precisam de muitas funcionalidades, contudo, seu custo é mais alto.

Digital

Esse tipo de PABX é mais avançado do que o analógico, pois possui recursos mais inovadores e melhor qualidade de voz (elimina ruídos). Possui DDR (discagem direta para ramal), aumento do volume da ligação e pode se conectar a linhas fixas e troncos digitais (E1 – tubo de passagem de até 30 diferentes linhas telefônicas).

Híbrido

Une as melhores características do analógico e do digital, e ainda implementa a tecnologia VOIP (voz sobre IP), o que permite interligar filiais a custo zero. Com ele é possível implementar linhas fixas (ou E1) e números VOIP. Ele determina a rota de menor custo para as chamadas, dependendo de cada tipo. Indicado para empresas que tem linha analógica, mas querem utilizar VOIP. 

VOIP (IP)

É mais complexo e moderno, pois possui mais recursos disponíveis, como o gravador. Funciona como um provedor, e pode receber ligações digitais ou entroncamentos E1 com placas específicas. Ele é mais caro do que o analógico e o digital. Foi projetado apenas para funcionar com linhas de operadora VOIP.

Virtual

É a opção mais moderna atualmente. É VOIP e permite uso de ramais virtuais em qualquer dispositivo com acesso a internet, em qualquer lugar do mundo. Nesse caso, não há nenhuma necessidade de instalação física desse equipamento dentro da empresa, pois pode ser usado por meio de softwares instalados em computadores, tablets, smartphones e celulares. 

Costumam se instalar diretamente dentro de um data center. É o menor custo, pois para ligações entre ramais, o custo do minuto é zero. O PABX virtual vem como a melhor solução para quem quer reduzir custos, ter mais segurança e eficiência.

Agora que você já conhece os tipos de PABX disponíveis no mercado, escolha aquele que melhor se adapta ao seu negócio. O Atende Simples é uma plataforma de solução em atendimento telefônico que, além de oferecer números empresariais como 08003003 e locais, possibilita o controle das ligações recebidas e ainda, configurações de um atendimento profissional, como mensagens personalizadas da URA, gravação das chamadas, redirecionamento, entre outros. Sua empresa nem precisa de um PABX instalado.

E aí? Alguma dúvida ou comentário sobre os tipos de PABX? Compartilhe com a gente!

Continue sua leitura:

Imagem com logo do Atende Simples
Equipe Atende Simples

Atende Simples é uma solução de atendimento telefônico completa e flexível para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Pequenas e médias empresas passam a contar com números 0800 ou números nacionais e uma plataforma de gestão de chamadas integrada com os sistemas de marketing e atendimento, como Zendesk. Faça um teste grátis agora.

Site
Menu

Blog do Atende Simples 

Posts Relacionados:

Saiba o que é atendimento omni channelComo reduzir custos e aumentar a competitividade4 tendências do mercado de e-commerce