Imagem com mãos desenhando uma lâmpada.

CONHEÇA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA INOVAÇÃO

Linha cinza de separação

Ser um empreendedor na era da evolução digital tem grandes desafios. Um dos principais é a forma como essa evolução tem influenciado o comportamento do consumidor atual, tornando-o mais crítico e minucioso, potencializando o seu poder de decisão sobre as suas compras. 

Hoje em dia graças à internet e a sua influência na vida das pessoas, um consumidor pode pesquisar sobre algo que pretende comprar sem precisar sair de casa, podendo comparar preços, serviços e a credibilidade de inúmeras empresas concorrentes que oferecem o mesmo produto.

Isso significa que para sobreviver no atual cenário que o mercado se encontra, as empresas precisaram começar a pensar em meios de inovar seus negócios. A tarefa não é muito simples, requer esforço, disciplina, perspectiva de futuro e uma visão aberta. 

Os princípios da inovação ultrapassam a simples ideologia que a maioria das empresas adota que se resume em maximizar resultados e minimizar falhas, afinal, o primeiro passo para gerar inovação é ter a ousadia de se arriscar indo além da zona de conforto.

Confira a seguir, os princípios básicos da inovação.

1. Esteja aberto à experimentação

Talvez por medo de fracassar ou de sair dos velhos planos e metodologias de sempre, muitos negócios acabam ficando estagnados por anos porque não ousam se abrir à experimentação. 

Como empreendedor, adote uma cultura de experimentações, abrindo caminho para novas experiências e dando chance para novas estratégias, possibilitando que cada erro seja um novo aprendizado.

2. O seu foco é o seu cliente

Os resultados e o retorno financeiro serão apenas as consequência desse princípio. Por exemplo, o Google decidiu investir de forma exponencial na otimização do tempo entre a pesquisa e os resultados das buscas de seus usuários. 

Muitos questionaram acreditando que a redução do tempo prejudicaria a visualização dos anúncios e poderia acabar causando prejuízos. Mas o resultado é a satisfação dos usuários, e isso se dá na rentabilidade da empresa que, hoje, é uma das mais valiosas do mundo.

3. Seja ágil e simplifique

Uma empresa com grande visão de empreendedorismo sabe que a burocracia só irá causar problemas, atrasando todo o processo e ainda irá deixar seus clientes insatisfeitos. Busque formas mais eficazes, rápidas e práticas de solucionar os problemas de sua equipe e de seus clientes. 

Decisões rápidas podem solucionar problemas rapidamente, o novo perfil de consumidor busca empresas que atendam as suas necessidades no mesmo ritmo em que a sua mente funciona.

Muitas empresas de tecnologia ajudam na redução de processos e na rapidez na tomada de decisões. Use-as.

4. Otimize a sua equipe

Atualmente muitos empresários têm optado em fazer parcerias com outras empresas, como uma espécie de troca de informações e serviços. De fato, essa é uma visão de inovação que é capaz de trazer benefícios para ambos os lados através da abrangência de outros mercados. 

Entretanto, de nada valerão as suas parcerias se a sua equipe interna não for a mais adequada para desempenhar as funções que a sua empresa necessita no momento para caminhar no sentido do progresso.

scolha as pessoas que tem o perfil do seu negócio para trabalhar nele.

5. Interaja com o seu público

Siga o mesmo exemplo de empresas que têm alcançado um sucesso inestimável atualmente como a Netflix por exemplo, onde a sua interação com o público através de suas redes sociais e o seu SAC são exemplares. 

Na era da tecnologia e informação digital o público encontra novas ferramentas para se comunicar com as empresas que fornecem os produtos de seu interesse, e as empresas que não tiverem esse princípio de inovação consigo, certamente ficarão para trás em pouco tempo.

Tenha um relacionamento com o público de dar inveja à muitas empresas grandes e bem conceituadas. Saiba com quem você está falando, esteja sempre presente e unifique cada vez mais informações sobre os hábitos e necessidades das pessoas que você quer como cliente.

6. Otimize as ferramentas digitais da sua emp

Levando em consideração que atualmente grande parte da população tem acesso à internet e tem migrado a sua forma de consumir para os meios digitais, você deve dar uma atenção especial às ferramentas digitais que sua empresa dispõe. 

Por exemplo, se a sua empresa dependesse exclusivamente de uma loja física para receber os seus clientes, certamente você não permitiria que essa loja ficasse suja, bagunçada e com os produtos completamente desorganizados nas prateleiras, não é mesmo? 

O mesmo vale para o seu site e as suas redes sociais, se a experiência de navegação que o seu site oferece não for agradável, os seus clientes terão o mesmo impacto de entrar em uma loja suja, desorganizada e confusa.

Gostou do post? Quer acrescentar alguma informação importante? Deixe nos comentários abaixo!

Imagem com logo do Atende Simples
Equipe Atende Simples

Atende Simples é uma solução de atendimento telefônico completa e flexível para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Pequenas e médias empresas passam a contar com números 0800 ou números nacionais e uma plataforma de gestão de chamadas integrada com os sistemas de marketing e atendimento, como Zendesk. Faça um teste grátis agora.

Site
Menu

Blog do Atende Simples 

Posts Relacionados:

Saiba o que é atendimento omni channelComo reduzir custos e aumentar a competitividade4 tendências do mercado de e-commerce