Atende Simples
Com o avanço das tecnologias da internet e a criação das mídias sociais o atendimento ao cliente fica cada vez mais frio e automatizado. As empresas focam em cortar custos ao invés de melhorar performance. Mas o perfil do consumidor brasileiro tem o contato humano como principal forma de solucionar seus problemas, tirar dúvidas e realizar compras.Um estudo realizado pela Ipsos, empresa brasileira líder no segmento de pesquisa e consultoria empresarial, revelou que aproximadamente 88% dos consumidores brasileiros preferem o telefone como o principal meio de comunicação com as empresas. Só esse dado já é suficiente para as empresas acharem formas de simplificar e facilitar o atendimento dos clientes, como por exemplo usando um número gratuito. Não acredita? Veja 4 exemplos de situações que que provavelmente acontecem no seu negócio.
Digamos que um cliente teve uma experiência ruim durante uma compra no seu site de e-commerce. Ele tenta entrar em contato via telefone para solucionar a questão e descobre que não existe número para falar com a empresa, ou seja, ele é incapaz de explicar o problema para alguém responsável. O que um cliente descontente faz? Ele faz o que qualquer consumidor de hoje faz e utiliza o poder das redes sociais para fazer a sua reclamação. Ele posta em sua página do Facebook para que todos os seus amigos possam ver a insatisfação dele em relação à falta de contato por parte da empresa. De uma hora para outra, centenas ou até milhares de pessoas estarão detonando a reputação da sua marca, e isso tudo poderia ter sido evitado se, por acaso, você tivesse estabelecido uma fonte de contato direta com aquele consumidor insatisfeito, onde ele pudesse reclamar, ser ouvido, ser compensado e manter a sua lealdade à marca intacta.
O cliente pode ter diversas dúvidas antes de realizar uma compra no seu e-commerce: problemas com o processo de check-out do seu site, uma pergunta rápida em relação à cor do produto ou os acessórios que vêm com ele, por exemplo. Mas se você não tem um número, o mais provável é que a compra não seja efetuada. Somente pelo fato de que o cliente tentou entrar em contato e você não forneceu os meios adequados, o cliente abandonou o carrinho de compras no seu site. É enorme o número de vendas perdidas por conta das empresas não quererem se incomodar com ligações telefônicas de clientes. Isso demonstra o poder que o número telefônico pode ter inclusive sobre o faturamento do seu negócio.
Mesmo que seu site seja responsivo, quando um cliente está utilizando um aparelho móvel e quer realizar uma compra, a probabilidade de que ele faça uma ligação antes de fechar negócio é muito grande. Lembre-seque, apesar de todas as funcionalidades que um smartphone tem, ele também serve para ligar. E como o celular já está à mão, esse contato é ainda mais frequente. A era da internet móvel fez com que todos nós ficássemos mais exigentes em relação a uma resposta mais imediata. E, para facilitar esse contato, a criação de um número telefônico é a maneira mais efetiva.
Essa última questão está relacionada a todas as outras anteriores, uma vez que todas aquelas oportunidades perdidas citadas anteriormente são “leads” jogados fora. Essas perdas só terão efeito quando o seu chefe lhe exigir uma maneira de conseguir um maior poder de convencimento junto ao cliente e, claro, gerar mais receita. Ou se você for o dono do seu negócio, as perdas são sentidas de forma ainda mais clara. Quando é estabelecido um número telefônico, clientes irão entrar mais em contato e estarão mais próximos do seu negócio.
Convencido da importância de um atendimento profissional para sua empresa? Então, faça um teste grátis agora.
Continue sua leitura:
Atende Simples é uma solução de atendimento telefônico completa e flexível para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Pequenas e médias empresas passam a contar com números 0800 ou números nacionais e uma plataforma de gestão de chamadas integrada com os sistemas de marketing e atendimento, como Zendesk. Faça um teste grátis agora.
Site