Tecnologia
Sua empresa está gastando muito com atendimento ao cliente por telefone? Se for o seu caso, certamente você já pensou em cortar custos nestes tempos de crise econômica. Mas reduzir custo com atendimento telefônico pode parecer complicado.
Se 88% dos brasileiros preferem ligar para empresas quando precisam entrar em contato, a solução não poderá ser precarizar esse serviço. É necessário modernizar o processo. Nesse cenário, não é muito difícil perceber que manter uma central de atendimento demanda investimento alto.
Seja por precisar de muitos atendentes, seja por receber muitas ligações ou por ter alto gasto com aparelhagem ineficiente. No entanto, com algumas mudanças você pode utilizar os recursos existentes com eficiência. Abaixo, separamos 5 ações.
Quando o cliente liga para o cartão de crédito para saber o saldo disponível, por exemplo, basta digitar seus dados. Ou seja, um atendente ficará disponível para atender os casos que, necessariamente, precisem de intervenção humana.
No caso de um e-commerce, é possível também rastrear um pedido ligando para o telefone e digitando os dados solicitados na própria URA. Mais um vez, sem a necessidade de falar com um atendente.
É fundamental utilizar uma plataforma de atendimento que permita o bloqueio de determinados tipos de ligação.
Veja:
Sem esse tipo de bloqueio, sua empresa vai chegar ao fim do mês com uma conta telefônica que não justifica a taxa de retenção de clientes.
Adote ferramentas digitais, como:
Como a telefonia não permite que cada atendente fale ao mesmo tempo com mais de um cliente, a produtividade tende a ser menor. Já os canais digitais fazem o contrário, tornando menor a necessidade de se falar com atendentes ao telefone e possibilitando uma análise do histórico das interações com os clientes.
Plataformas de atendimento facilitam o trabalho dos atendentes, pois otimizam processos, além de facilitarem a visualização de métricas importantes de atendimento, como veremos a seguir.
É comum vermos empresas prestarem atendimento telefônico sem gerenciar o mínimo dessa operação: quantas ligações foram atendidas ou perdidas; qual é o tempo de espera na URA; qual região do país mais telefona; quantas vezes cada cliente ligou; entre outros indicadores.
Quando se tem acesso a essas métricas, é mais fácil planejar todo processo de atendimento telefônico e, assim, otimizá-lo.
Fica claro que todas essas mudanças possibilitam a redução de PAs de atendimento disponíveis, já que o cliente precisa falar com a empresa por menos vezes. Além disso, reduz custo com sistemas complexos e demorados que precisam de instalação física.
O resultado? Você vai conseguir reduzir custo com atendimento telefônico e manter clientes satisfeitos.
Alguma outra dica para reduzir custo com atendimento telefônico? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!
Continue sua leitura:
Atende Simples é uma solução de atendimento telefônico completa e flexível para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Pequenas e médias empresas passam a contar com números 0800 ou números nacionais e uma plataforma de gestão de chamadas integrada com os sistemas de marketing e atendimento, como Zendesk. Faça um teste grátis agora.
Site